O QUE FAZER EM GUIMARÃES EM 1 DIA?

by

Ainda hospedados em Vila Pouca de Aguiar, decidimos visitar Guimarães que fica a cerca de 50 minutos de carro de Vila Pouca. Muitas pessoas também visitam Guimarães saindo do Porto, que fica a cerca de 40 minutos.
Situado no distrito de Braga, Guimarães é uma cidade medieval, porém tem uma atmosfera jovem e alegre devido a grande população estudantil que frequenta a universidade. Ela foi apelidada carinhosamente como “Berço de Portugal”, pois foi lá que nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro rei do país.
Com tantos monumentos históricos, o centro histórico da cidade de Guimarães é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2001.

GUIMARÃES

O QUE FAZER EM GUIMARÃES?
Apesar de ser uma cidade pequena, ela tem diversas atrações turísticas. Porém, nós não conseguimos visitar tudo, pois só tínhamos uma tarde para explorar todas as suas maravilhas.

Castelo de Guimarães
A princípio, a Condessa Mumadona Dias mandou construir um mosteiro no século X. Porém devido ao constante ataque dos Mouros e Normandos houve a necessidade de se ter uma fortaleza para defender a cidade. O Castelo de Guimarães é relativamente pequeno, mas com certeza traz todo um charme a cidade.

Entrada – 2 euros
Você também tem a opção de pagar 6 euros pelo combo Castelo + Paço dos Duques.

GUIMARÃESGUIMARÃESGUIMARÃESGUIMARÃESGUIMARÃES

Paço dos Duques
D. Afonso, o primeiro duque de Bragança, construiu o Paço dos Duques de presente para a sua amada no século XV com uma arquitetura inspirada na Europa Setentrional do século XIV. O interior austero foi restaurado e está cheio de mobiliário e decorações do século XV.

GUIMARÃESGUIMARÃESGUIMARÃES

Praça de Santiago
A Praça de Santiago leva esse nome segundo uma antiga tradição de que a imagem da Virgem Santa Maria foi levada à Guimarães pelo apóstolo São Tiago. Ela é um típico exemplo bem conservado da evolução de um local medieval para uma cidade moderna. Todos os anos são realizadas feiras medievais no local.

GUIMARÃESGUIMARÃES

EXTRA – Dica de Sorvete
Não deixe de experimentar o sorvete artesanal na Praça Santiago número 27. São diversos sabores e ele é simplesmente uma delícia. #ficaadica

E aí, você já conhece Guimarães?
Caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários que será um prazer responder.

Beijos,
Amanda ♥

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *