TRILHA DA PEDRA DO PONTAL

by

Quer apreciar uma vista incrível do Rio de Janeiro?? Conheça a TRILHA DA PEDRA DO PONTAL. Com cerca de 120 metros de altura, a Pedra do Pontal fica entre as praias do Recreio e da Macumba. Confira esse post e me diga se o visual é ou não é de tirar o fôlego?!?! =)

TRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTAL

COMO CHEGAR?
Saindo da Barra da Tijuca em direção ao Recreio dos Bandeirantes, basta seguir a Av. Lúcio Costa até o final. Ao chegar no final da praia do Recreio (entre os postos 11 e 12) é impossível não avistar a PEDRA DO PONTAL, só tem ela no meio de duas praias. Nós estacionamos o carro em frente a praia, no final do Recreio e fomos caminhando até a pedra. Como fomos num dia de semana foi super tranquilo achar vaga e não foi preciso nem pagar por ela. Porém, acredito eu que aos finais de semana isso será mais difícil de acontecer.

TRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTALA TRILHA
A TRILHA DA PEDRA DO PONTAL começa literalmente na extensão de areia entre as praias do Recreio e da Macumba. Nós iniciamos a trilha por volta das 9:30h da manhã e a faixa de areia estava seca. Quando descemos por volta das 10:30h a maré já estava alta e foi preciso tirarmos os nossos tênis para atravessar a faixa de areia. Caso você chegue mais tarde, não se preocupe, além do incomodo de tirar e colocar o tênis, não haverá grandes problemas porque a água bate no máximo no joelho.
O caminho até o topo da pedra, apesar de não ser sinalizado, é de certa forma intuitivo. Não tivemos grandes problemas com a trilha, mas confesso que por 1 ou 2 vezes paramos para pensar qual seria o caminho mais indicado.

TRILHA DA PEDRA DO PONTALApesar de ter visto na internet muitas pessoas falando da facilidade que é fazer a TRILHA DA PEDRA DO PONTAL, eu particularmente não achei tão fácil assim. Ela é fácil no sentindo de ser uma trilha rápida (cerca de 20 minutos cada trecho) e que não precisa de muito esforço (mas eu fiquei cansada..rs). Porém, se você tiver medo de altura e não estiver com um tênis apropriado essa facilidade toda pode acabar rapidamente. No meu caso, foi um pouco complicado. Nas partes mais abertas, onde não tinha vegetação, meu tênis estava deslizando muito na pedra e quando tentei ficar descalça também não foi fácil porque meu pé suava de nervoso e eu ficava escorregando.

TRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTAL

Existem 2 trechos que eu considero mais complicados. No início, onde a pedra é mais íngreme, por ser tudo bem aberto, me bateu um medinho de sair rolando pedra abaixo. Meu conselho é que você pegue um impulso e vá sem medo que aí passa rapidinho. E a segunda parte ruim é quase o final onde é preciso se segurar em uma corda para subir na pedra. Para mim o problema maior não é nem segurar na corda, mas sim você não conseguir ver direito como é o caminho com a corda e ser tudo muito aberto. Confesso que eu não fui nessa parte, mas o Paulo, que não tem medo de altura, foi e disse que nos 3 primeiros passos dá um medo de leve, mas depois é tranquilo.

TRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTALRECOMENDAÇÕES
1. Não esqueça de levar água;
2. Passe protetor solar. Eu não passei e fiquei com a marca da roupa. rs
3. A trilha é pequena, mas acho importante levar uma barrinha de cereal ou alguma coisa para beliscar;
4. Use um tênis apropriado;
5. Leve um saco plástico para colocar o seu lixo, pois não tem lixeira na trilha;

TRILHA DA PEDRA DO PONTALTRILHA DA PEDRA DO PONTAL

VALE A PENA FAZER ESSA TRILHA?
Com certeza. Coloque um tênis apropriado e vá em frente. E mesmo que você não queira fazer a parte final da corda, ainda assim, vale a pena, o visual é deslumbrante.

Gostaram dessa aventura? Me conta aqui nos comentários se você já fez essa trilha e o que achou. =)
Beijos,
Amanda ♥

4 Comments on TRILHA DA PEDRA DO PONTAL

    • Amanda
      março 21, 2017 at 8:28 pm (2 anos ago)

      Muito obrigada querida! =]
      Beijos!

      Responder
  1. Michelle Andrade
    março 20, 2017 at 8:40 pm (2 anos ago)

    Amei o post, e já quero fazer essa trilha!
    Obrigada pelas dicas valiosas.
    Amei o blog!

    Responder
    • Amanda
      março 21, 2017 at 8:29 pm (2 anos ago)

      Muito obrigada Mi!
      Faz a trilha sim que o visual é maravilhoso. =]
      Beijos!

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *